A obra "Tudo Depende" conta a história de Clarice, que observa e questiona hábitos culturais da sociedade. A curiosidade e a reflexão permitem que ela se posicione e faça propostas consistentes diante de questões contraditórias. Ela irá se deparar com dilemas nos quais não conseguirá escolher entre uma situação e outra, sempre consciente de que ela mesma faz parte da realidade que procura interpretar.

A obra estimula a criança a buscar sua própria identidade diante das consequências ambientais às quais está exposta e definir as condutas que, no seu entendimento, são adequadas. O propósito desta iniciativa é dar base à tomada de decisões a respeito de como se relacionar com o ambiente, gerando novas ideias e valores, de modo que cada indivíduo desenvolva sua capacidade de raciocinar livremente na busca de soluções e inovações para problemas da atualidade.

Uma das ilustrações do livro mostrará a casa de Clarice em duas versões, uma limpa e outra suja, representando o pensamento da protagonista, que recebeu dos pais a informação de que produtos estéticos e de limpeza contribuem para a poluição do rio. Ela relacionará a casa limpa com o rio sujo, e a casa suja com o rio limpo.

A narrativa deste conto infantojuvenil será conduzida de forma a reunir elementos simples e lúdicos, para que a personagem Clarice deduza o conceito de dose, que equaciona quantidade e exposição. Ela percebe que sua casa não precisa ficar suja para que o rio fique limpo.

Andamento do Projeto

O projeto encontra-se em fase intermediária. Imagens e texto foram produzidos com colaboração da Fundação Marlim Azul, e patrocínio, por meio de incentivo fiscal, da Transbrasa e da CPEA - Companhia Paulista de Estudos Ambientais.

Equipe

Autoras: Giovana Umbuzeiro Valent e Gisela de Aragão Umbuzeiro

Ilustrador: Nando Zenari

Participe! 

Edição de arte

Produção Gráfica

Diagramação 

Revisão de texto

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now