A obra "Tudo Depende" conta a história de Rosinha, que observa e questiona hábitos culturais da sociedade. A curiosidade e a reflexão permitem que ela se posicione e faça propostas consistentes diante de questões contraditórias. Ela irá se deparar com dilemas nos quais não conseguirá escolher entre uma situação e outra, sempre consciente de que ela mesma faz parte da realidade que procura interpretar.

A obra estimula a criança a buscar sua própria identidade diante das consequências ambientais às quais está exposta e definir as condutas que, no seu entendimento, são adequadas. O propósito desta iniciativa é dar base à tomada de decisões a respeito de como se relacionar com o ambiente, gerando novas ideias e valores, de modo que cada indivíduo desenvolva sua capacidade de raciocinar livremente na busca de soluções e inovações para problemas da atualidade.

Tudo Depende

Uma das ilustrações do livro mostrará a casa de Rosinha em duas versões, uma limpa e outra suja, representando o pensamento da protagonista, que recebeu dos pais a informação de que produtos estéticos e de limpeza contribuem para a poluição do rio. Ela relacionará a casa limpa com o rio sujo, e a casa suja com o rio limpo.

 

A narrativa deste conto infantojuvenil será conduzida de forma a reunir elementos simples e lúdicos, para que a personagem Rosinha deduza o conceito de dose, que equaciona quantidade e exposição. Ela percebe que sua casa não precisa ficar suja para que o rio fique limpo.

Andamento do Projeto

O projeto encontra-se em fase intermediária. Imagens e texto foram produzidos com colaboração da Fundação Marlim Azul, e patrocínio, por meio de incentivo fiscal, da Transbrasa e da CPEA - Companhia Paulista de Estudos Ambientais.

Equipe

Autoras: Giovana Umbuzeiro Valent, Gisela de Aragão Umbuzeiro e Eliza Mania

Ilustrador: Nando Zenari

Conversão para e-book: Giovana Umbuzeiro Valent

Participe! 

Edição de arte

Produção Gráfica

Diagramação 

Revisão de texto

série

QUANTA ÁGUA

Esta série dá continuidade à reflexão proposta no "A luz da lula", livro precursor da Epifania (veja Nossas obras > Publicadas). Ela nasceu da vontade da professora de toxicologia Gisela de Aragão Umbuzeiro, integrante do grupo de especialistas em Qualidade da Água da UNESCO, de compartilhar tudo o que aprendeu sobre poluição e preservação de recursos naturais, principalmente com as crianças.

Apresentamos alguns dos temas que vêm sendo tratados com arte e poesia:

Às margens de outros rios

Livro de imagem que reconstitui a história da poluição dos rios Pinheiros e Tietê, simula sua despoluição com base em propostas cientificamente viáveis, e ilustra a transformação das cidades como consequência desse processo.

 

Tudo o que entra sai e para algum lugar vai

Livro de imagem que ilustra o ciclo de contaminantes emergentes dentro do corpo e no sistema de esgoto. Hormônios e metabólitos de drogas lícitas e ilícitas não são removidos durante o tratamento de esgoto e retornam ao consumo humano, agora na água de beber. 

Outros temas são algas e árvores perolíferas, oleodutos e andorinhas, chuva de peixes... também planejamos as séries QUANTA TERRA para falar sobre agrotóxicos e lixo; e QUANTO AR para falar sobre poluição.

Andamento do Projeto

O projeto encontra-se em fase inicial.

Equipe

Concepção: Giovana Umbuzeiro Valent, Gisela de Aragão Umbuzeiro

Ilustração: Victor Farat

Edição de arte: Victor Farat

Participe! 

Produção Gráfica

Diagramação 

Revisão de texto

série 

FREINET

Com a colaboração do ICEM (Institut Cooperatif de l'École Moderne), as pedagogas Ruth Joffily e Lucianna Magri trazem à Epifania uma série de livros sobre pedagogia Freinet, traduzidos do francês para o português pela Ruth. 

A pedagogia Freinet na educação infantil hoje - Danielle Lallemand e outros

Pedagogia Freinet: uma abordagem inicial - ICEM

Fragmentos de uma filosofia da infância - Éric Debarbieux (coord.)

Os invariantes pedagógicos - Célestin Freinet

As técnicas Freinet na educação infantil - Madeleine Porquet

Importância das representações mentais iniciais num processo de aprendizagem e expressão livre - Pierre Guérin

Práticas pedagógicas na educação infantil - Jean Astier e outros

Participe!

Edição de arte

Produção Gráfica

Diagramação 

Equipe

Tradução: Ruth Joffily

Colaboração: Lucianna Magri

Edição de texto: Giovana Umbuzeiro Valent

Andamento do Projeto

O projeto encontra-se em fase intermediária.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now